segunda-feira, 26 de junho de 2017

VIDA (2017)


Nesse contestado 2017 que já se encontra pela metade, ainda estou aguardando a estreia de alguns filmes que jogaram minha expectativa nas alturas desde que assisti aos seus primeiros trailers, mas enquanto estes não chegam, vou seguindo os conselhos do célebre cantor Latino e "se não encontro os filmes certos, me divirto com os errados!".

Pois fazendo tal qual esse genial músico brasileiro, que assisti nesse final de semana, "Vida", filme escrito por Rhett Reese e Paul Wernick, a mesma dupla responsável pelo roteiro de "Deadpool" e "Zumbilândia" e estrelado por Ryan Reynolds e Jake Gyllenhaal, que por pouco mais de uma hora e meia, não só matei (e matei mesmo) minha nostalgia em relação aos clássicos do "terror no espaço", como fui soterrado de referências destes.

"Vida" conta a história de uma equipe de seis astronautas enviados até a estação espacial internacional, para estudar uma forma de vida unicelular descoberta nas amostras de terreno retiradas de Marte. Essa espécime, que é batizada de Calvin, é composta de células fotossensíveis, tecido muscular e nervoso , ou seja, é simplesmente, músculos, olhos e cérebro e , cresce extremamente rápido. Em um acidente, o ser é dado como morto e reanimado pelo tripulante responsável, ao fato que reage com hostilidade e passa a atacar a tripulação. Resta agora aos sobreviventes, fazer o possível e o impossível para evitar que a criatura chegue até a terra.

Pois bem, há quem cante que "Vida, é um grito de gol, é um banho de mar, é inverno everão", mas quem não tem TV a cabo e é obrigado a assistir aos telejornais da Band, sabe bem que "a Vida bate forte,irmão!" e esse filme, reciclando os conceitos apresentados nos clássicos do cinema de horror espacial, em especial o primeiro "Alien", assim como muitos dos filmes de John Carpenter, onde o foco no desespero em encarar o desconhecido e a morte em meio a solidão dão o tom da trama , consegue mostrar de forma divertida (entenda "diversão" como quiser) todo terror que a vida pode nos reservar.


Pode-se mesmo tratar o filme como uma alegoria sobre a vida real, em que se seguindo ao meio do desconhecido, oscilamos por momentos de total expectativa e frustração, que podem ser seguidos de esperança ou terror em decorrência de nossas escolhas. E um fator que corrobora para essa mensagem passada, mesmo que de forma rasa pelo filme, são os personagens de Jake Gyllenhaal e Rebeca Ferguson, o primeiro um médico que trabalhou na Síria e que perdeu sua esperança na raça humana, mas que toma para si a missão de se sacrificar para evitar que a criatura chegue até o nosso planeta e destrua tudo o que ele não acredita mais e, a segunda, que é a responsável pelo isolamento do ser na nave, representa ideia falha de que estamos sempre preparados, mesmo para o desconhecido; isso sem mencionar a esperança, que é encarnada pelo personagem do cientista paralítico, que vê na descoberta da nova forma de vida, uma possível cura para seus problemas.

No entanto, o que vida trás de mais divertido são suas referências aos filmes antigos. A criatura rondando o grupo de viajantes espaciais, lembra o tempo todo "Alien" e não só pela aparência cheia de tentáculos que remete ao monstro do filme de Ridley Scott ao ficar presa no rosto do John Hurt o filme de 1979, como também pela ideia inicial de matar a criatura com um lança chamas e pelo fato desta entrar pela boca de uma das vítimas e crescer dentro dela, sem contar que, somando-se ao rato que serve como cobaia no laboratório da estação, o alienígena também é o oitavo passageiro.

Porém, o filme não consegue se sustentar além de suas referências e diversão violenta, devido a velocidade com que as coisas são apresentadas. Mesmo com uma hora e cinquenta, parece não haver tempo para que criemos elos com os personagens, sabendo muito pouco de suas histórias, relacionamentos ou expectativas e, quando estes começam a morrer, por maior que seja o sacrifício ou angustia em sua morte, acabamos por não nos importarmos com eles e isso diminui o impacto que os acontecimentos deveriam ter sobre o espectador.

Outra coisa que não funciona como deveria na trama é a criatura. Embora ela tenha um conceito extremamente interessante de ser feito para matar (músculo+cérebro+olhos e uma BAITA inteligência), está longe de possuir o carisma de um "Predador" ou de um "Alien", nem mesmo de causar o estranhamento que a criatura de "O enigma de outro mundo" consegue causar em quem assiste ao filme e isso faz com que o coloquemos no nível de uma ameaça genérica, o que , por um lado é bom, pois surpreende a tripulação do filme, que o subestima (e até a nós mesmos ao final do filme), mas o torna esquecível quando os créditos sobem.


Pois então, "Vida" é um filme mediano, mas que consegue divertir quem assiste devido a chuva de referências que trás e alguns momentos de tensão e terror que matam a saudades de quem, assim como eu, é fã do estilo. Não chega a ser um filme para ficar guardado na memória, mas não é totalmente esquecível, principalmente quando se pensa no final que mistura tragédia total com comédia nonsense (pelo menos eu achei isso). Com certeza não foi o filme mais certo lançado nesse ano cheio de expectativas, mas como um sábio me disse e já citei acima, "enquanto não encontro os filmes certos..." , segue a expectativa e que venham "Homem-aranha", "Atômica Blondie" e "Baby Driver" e que com estes, a vida não nos frustre ou aterrorize!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário