terça-feira, 2 de maio de 2017

DEUSES AMERICANOS - Que a guerra comece !!



Um homem abre um manuscrito e segue uma história, ele fala sobre a vinda de Vikings à América, antes das cogitadas vindas dos mesmos Vikings para o novo mundo. Descreve suas péssimas condições e as dificuldades de vencer um mar que não quer ser vencido e de desembarcar em uma terra que não os aceita, esclarecendo que a hostilidade presente naquele lugar era fruto da força dos Deuses. Para atrair ventos favoráveis e voltar para casa, os homens resolvem chamar a atenção de seu deus através de sacrifícios, que vão desde mutilações a completa carnificina entre eles mesmos e assim, logo após pintarem com sangue e violência as praias daquele lugar desconhecido, são abençoados com a permissão de partir.

Wednesday
Assim começa o primeiro episódio da tão aguardada série "Deuses americanos", que estreou no Brasil, nesse último primeiro de Maio. A Série, baseada no cultuado livro Homônimo do escritor Neil Gaiman e que conta a História de Shadow Moon, um ex-presidiário contratado como segurança pelo misterioso Wednesday, para o acompanhar por uma viagem pelos Estados Unidos que testará os limites de suas crenças e sanidade, chegou metendo o pé na porta e saciando a expectativa de quem é fã do Autor e reivindicando seu lugar entre o panteão das grandes produções do ano.

Essa reivindicação se torna válida desde o momento do prólogo, onde vemos o tom violento que deve se seguir na trama, com cabeças sendo esmagadas e braços arrancados, até ao banho de sangue do último minuto do episódio, passando por cenas picantes e assustadoras, sem falar da apresentação de alguns desses deuses, que dão um ar de mistério a história, principalmente a quem não leu o livro e assim como Shadow, fica sem saber direito onde acabou se metendo.


Eu, que de forma sacrílega, nunca li o livro, também fiquei entorpecido com esse ar de mistério, como se existisse muita coisa além do que é visto e que as respostas devam ser descobertas lentamente. Uma sensação com a qual posso comparar ao assistir o primeiro episódio de "Deuses americanos", foi a que tive ao descobrir o universo de "Game of Thrones" na TV e que também nunca tinha lido nada e que só pretendo ler após o termino da série, pois o que a o universo no áudio-visual oferece é tão consistente e denso, que não parece precisar de complementos ou aditivos para se sustentar, embora eu imagine que os livros referentes dessas duas franquias, devam ser ainda melhores que as obras televisivas que delas se originaram.

Shadow
Falo em "Game of Thrones", pois parece que o maior sucesso do canal HBO ganhou mais um rival e talvez um substituto no coração dos fãs, mas para isso, a Starz , canal que veícula a série, tem que conseguir manter o fôlego no mesmo nível de seu episódio piloto e não cair na mesma levada de produções como "Black Sails", que com perdão do trocadilho, foi afundando com o tempo.


Pois bem, agora é só esperar para ver o que "Deuses americanos" irá nos trazer nesses próximos dois meses e meio e nos regozijar com o sangue e sacrifício feitos em honra desesperada aos velhos e novos Deuses. Se ainda não viu o piloto, o mesmo já está disponível no Amazon prime vídeo, esperando apenas que você sele o acordo com três copos de vinho de mel e um aperto de mão escarrado. Então não perca tempo, louve a seu deus assistindo a "Deuses Americanos" e aguarde as bençãos e maldições que a produção baseada na obra de Gaiman irão te proporcionar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário