sábado, 16 de julho de 2016

NINJAS (CURTA -2010) - Sim! O cinema brasileiro pode.


Já falei aqui da minha experiência ao assistir o filme argentino "Relatos Selvagens" e do questionamento que ficou na minha cabeça de por que no Brasil filme do mesmo quilate não são possíveis. Nosso país parece dar exclusividade a produções que falam de conflito social, comédias românticas e cinebiografias, afastando do cinema o público que procura diversidade de temas e experiências. No entanto, se no cinema Mainstream tudo parece mais do mesmo, as produções independentes representam uma luz no fim do túnel para o cinema nacional e, em resposta a meu próprio questionamento, eu queria falar hoje sobre uma produção nacional que achei espetacular, "NINJAS" dirigida pelo promissor cineasta Dennison Ramalho.


"Ninjas" conta a história de Jailton, um policial novato, que em perseguição a um suspeito pelas vielas de São Paulo acaba matando, por engano, um estudante. Coagido por seu parceiro de viatura, ele ajuda a forjar uma cena onde demonstra agir em legítima defesa responsabilizando a vítima. Após o assassinato, a culpa toma conta de Jailton que passa a ser assombrado pela figura do menino morto, entrando em desespero e tendo ataques de pânico; para cura-lo de seu problema, o comandante de seu batalhão o leva para um tratamento de choque, que trará paz a sua consciência ao mesmo tempo que destruirá sua humanidade.

O filme de vinte e cinco minutos que estreou em 2010, é baseado no conto "O Bom policial" (link do conto na íntegra abaixo), do escritor Marco de Castro. Ex-repórter policial, Marcos de Castro acompanhou a guerra das favelas Paulistas e a rotina da violência nas noites da maior cidade do país quando trabalhava no Diário de São Paulo e resolveu usar sua experiência como inspiração para contos de terror.

O curta, que custou sessenta mil Reais, foi estrelado por Flávio Bauraqui, que recebeu o prêmio de melhor ator no festival de cinema de Gramado, por sua atuação como o inexperiente PM Jailton. A produção foi co-roteirizada e dirigida por Dennison Ramalho, diretor Gaúcho natural de Porto Alegre, que vem se tornando um expoente em produções do gênero de terror no país; antes de "Ninjas", o diretor já havia roteirizado e dirigido o curta "Amor sé de Mãe" em 2003 e escrito o roteiro do filme "Encarnação do Demônio" de José Mojica Marins (o Zé do Caixão), após "Ninjas", o diretor partiu para um mestrado sobre roteiro e direção na universidade de Nova York buscando o conhecimento para, quem sabe em breve, apresentar produções do mesmo nível, ou melhores, que o seu filme de 2010.

"Ninjas" é um exemplo de que as produções nacionais podem sim possuir a mesma qualidade das tão badaladas produções estrangeiras, assim como deixa claro que nosso cinema não precisa trilhar sempre o mesmo caminho e abordar temas considerados batidos mas sem, no entanto, perder sua alma. Basta agora que a industria mainstream perceba o potencial de produções como esta e as financiem a iniciativa de modo a tornar, futuramente, o cinema brasileiro uma indústria rentável e auto-suficiente. Enquanto esse dia não chega, só nos resta prestigiar as produções independentes e torcer para que diretores como Dennison Ramalho sigam apresentando filmes de qualidade e pensando fora da caixa para nos entregar filmes que falem com todos os públicos, mas sem perder o jeitinho e a cara do cinema brasileiro.


"UM BOM POLICIAL" – Conto completo publicado na revista Vice:


" NINJAS" – Curta completo disponível no Vimeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário