sexta-feira, 4 de março de 2016

"OS 8 ODIADOS" de Tarantino (2016)



Eu não pensei que viveria para dizer isso, mas "Os 8 odiados", o último filme do tarantino foi engolido pelos outros lançamentos da época e esquecido pelo público apenas dois meses depois de sua estréia. A duração exagerada da temporada de blockbusters americanos de 2015, que começou em Abril de 2015, com a estreia de "Vingadores: A era de Ultron" e se estendeu até Fevereiro de 2016 com o lançamento do surpreendente "Deadpool", contribuiu muito para que o filme não tivesse a mesma notoriedade de outras obras do diretor, principalmente pelo fato desse filme estrear no auge da bilheteria de "Star Wars VII". No entanto, o filme está longe de ser ruim e em contribuição a expectativa que ele me causou quando seu primeiro trailer foi lançado, queria falar um pouco sobre esse injustiçado e ignorado filme.

Nas montanhas do Wyoming, uma diligência vence corajosamente a neve, trasendo em seu interior um misterioso casal. Durante a viagem, O.B, o condutor do veículo, se depara com um Cowboy negro sentado sobre três corpos no meio da estrada, seu nome é Marquis Warren, um ex-Major da cavalaria americana, que trabalha como caçador de recompensas e quer uma carona até a cidade de Red Rock, pois seu cavalo não resistiu ao frio extremo e ele deve entregar os corpos dos procurados o quanto antes se quiser pegar o prêmio oferecido; O.B diz que é uma viagem privada e se ele quiser um lugar na diligência, deve convencer quem contratou os seus serviço, e, assim o Major Warren se depara com John Ruth, o Enforcador, outro caçador de recompensas conhecido seu, que está levando Daisy Dormegue, uma condenada para ser enforcada em Red Rock; Ruth permite a carona a Warren e assim os três partem pela estrada congelada. Após alguns problemas a diligencia é obrigada a parar e eles encontram outra figura perdida em meio a neve, trata-se de Chris Mannix, o filho de um general sulista, que diz que ser o novo xerife de Red Rock e que também precisa de uma carona até a cidade, em meio a tanta dúvida e desconfiança, John Ruth permite a carona a mais este andarilho pela possibilidade de ser a verdade e assim sendo Mannix o responsável pelo pagamento da recompensa pela prisioneira. Como uma Tempestade de neve se aproxima, a diligência vai procurar abrigo na casa de Minnie, um paradouro e abrigo aos pés da montanha, chegando lá os quatro personagens (mais o condutor O.B), vão se juntar a outros quatro misteriosas figuras, O vaqueiro John Gage, que diz ter vindo de longe para passar o natal com mãe que mora do outro lado da montanha; O inglês Oswaldo Mobray, que se apresenta como o carrasco que irá enforcar a condenada; O general sulista Sanford Smithers e, O Mexicano BOB, que diz trabalhar no abrigo a quatro meses e que está tomando conta do negócio pois Minie e seu companheiro sairam para vizitar sua mãe. Pronto, apartir de agora e nas próximas duas horas e meia, dentro de uma pequena casa nas montanhas geladas a tensão será esticada ao máximo, duelos de diálogos serão travados, desconfianças surgirão, rixas raciais e políticas emergirão, alianças inesperadas e traições se revelarão para o deleite de muitos e desespero de alguns.


muito ódio
O filme está longe de ser ruim, mas não é um filme excelente. Retoma aquela pegada de tensão, com diálogos longos e sínicos que deram fama ao diretor, mas por vezes, o filme parece um mix de temas e situações já abordadas por Tarantino, e isso dá um ar de mais do mesmo a obra.
Achei bacana o fato do filme priorizar mais o estudo dos personagens, como em "Cães de aluguel", do que a ação e violência que conquistaram muitos fãs para o diretor como "Kill Bill" e "Bastardos Inglórios", tanto que penso que esse filme poderia muito bem se tornar uma peça de teatro, devido a toda trama passar, quase que 90 %, em um único cenário e focar nas histórias e reações dos personagens e no conflito que surge entre os mesmos. Também achei massa a referencia central da trama, que é o filme "enigma de outro mundo" (já comentado aqui) do diretor John Carpenter, várias pessoas isoladas no meio de um lugar distante, castigados pelo frio, em um clima de tensão onde uma, ou mais pessoas, não é quem diz que é ...e o final deixa essa referência clara, além da presença de Kurt Russel, é claro!
O ponto auto realmente é a tenção que a trama traz e a performance dos atores Walton Goggins (Chris Mannix) e Jennifer Jason Leigh (Daisy Domergue), que robam a cena. O ponto baixo é que a história poderia ter uma meia hora a menos, que não faria diferença e a trilha sonora, que sempre foi um traço marcante dos filmes do diretor, retomando clássicos da era disco e Motown, além de trilhas de séries e filmes antigos e que agora aparece muito de fundo, tendo apenas destaque e relevância quando a personagem de Jennifer Jason Leigh canta para o de Kurt Russel; talvez faça parte do contexto de solidão que o ambiente tem a opção da utilização do silêncio e de temas menos animados para compor a experiência, mas eu esperava mais dessa parte musical em um filme do Tarantino.

De qualquer forma, digo que esse não é o pior filme do diretor e digo ainda que esse é o melhor dele com a presença do Kurt Russel, mas está bem abaixo de outras produções que ele já nos apresentou. Gostei da referência a John Carpenter e da atuação de Walton Goggins que achei surpreendente , mas não achei esse retorno suficiente devida expectativa que o lançamento de um filme desse diretor cria no mundo. Em todo caso, "Os oito odiados" é um filme que merece ser visto e espero que ele seja redescoberto assim que essa onda gigantesca de filmes que 2016 promete baixar e que no próximo filme, Tarantino aborde outras situações e temas para voltar a ser marcante seja no inverno, seja no verão americano.



Um comentário:

  1. A série, Vice Principals é uma excelente série, nos primeiros minutos demonstram ser uma proposta bastante divertida, louca e com um tom cômico e muito agradáel. Com Danny McBride só espero que de verdade consigam cumprir as expectativas e que os 18 episódios tenham sido planejados para cubrir as expectatias do espectador. Impossível de perder o segundo episódio da nova série de comédia da HBO.

    ResponderExcluir