sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ser chefe não é ruim , mas ser líder pode ser um tiro no pé (será?)


     Existem milhares de livros sobre liderança, assim como uma infinidade de revistas e palestras frisando o valor do líder; Em contra partida, a imagem do chefe vem sendo depreciada e vinculada a ideias e atitudes negativas ou truculentas. No entanto, nunca ouvi falar de quem enxergasse os atributos da liderança como um tremendo problema para quem os possui, ou quem veja a chefia como o reflexo da evolução natural, trocando em míudos: Ser chefe não é tão ruim para ninguém, mas ser líder é uma tremenda furada para si!
Ser líder tem seu custo
     O que Gandhi , Chê Guevara, Martin Luter king, Malcon X, John Kenedy , John Lennon e Jesus Cristo tinham em comum além do dom da liderança?.... Sim! Todos foram assassinados. Trazendo para um plano menos dramático e extremo, quem lidera (com toda força que esse conceito tem) inspira alguém a fazer algo , e, quem inspira se torna fonte do problema ou, no mínimo, uma ameaça futura e uma hora ou outra passa a ser visado e até perseguido, pois ninguém quer uma ameaça futura por perto.Por outro lado há o chefe e esse não inspira ninguém , ele aponta o que deve ser feito; ninguém tem expectativa positivas com um chefe, se ele for razoável beleza, se ele for ruim já era esperado ; O chefe não é uma pessoa, ele é a personificação da “lei convencionada”, então o que parte dele não é pessoal e isso diminui sua culpa nas atitudes tomas, fato que o prende nos trilhos da hierarquia, e quem é preso à uma hierarquia oferece muito pouca ameaça.
  
    Embora muita gente diga que não, acredito que a liderança seja inata, ou no mínimo fruto de uma infância que favoreceu a maximização de seus atributos que tem a ver com carisma, personalidade e atitude , e isso não se pode fingir por muito tempo. Já a chefia é uma arte que embora também necessite de algumas particularidades, são amplamente observáveis e podem ser facilmente treinadas.Abaixo cito algumas para quem aspire a chefia de qualquer coisa:

1 – Vistasse como um chefe: Ninguém leva a sério alguem que vai trabalhar com uma camiseta dos X-men ou Star Wars , então deixe a “descolabilidade” de lado e prefira o jeans básico ou calças sociais e a boa e velha camisa abotoada ou polo , preferencialmente em tons escuros e discretos , lembre-se que animais muito coloridos são venenosos e a última coisa que se quer é causar essa impressão ao subconsciente de alguém acima na hierarquia do grupo de ser uma possível ameaça.
2 – Sempre Fale Alto: falar alto denota autoridade e razão, pelo ser humano médio é visto como simbolo de força e inibição, além de ser uma ferramenta de demarcação de território. Quem pretende chegar a um cargo de chefia (em qualquer área de sua vida) deve treinar sua voz para sempre se sobre por a dos outros, pois na maioria dos casos vale mais a pena ser ouvido do que dar-se a entender.

3 – Tenha sempre muita energia: Esqueça a paz, chefe que é chefe está sempre parecendo nervoso e se movimentando, não que esse movimento seja produtivo, mas deve parecer que há uma preocupação por algo que as pessoas normais não notam. Se estiver no serviço saia da sala apurando o passo umas seis vezes por dia, caso esteja tomando chopp com amigos da faculdade, olhe o celular periodicamente de tempos em tempos e suspire como se estivesse com raiva, mas sem perder o bom humor ao retomar o assunto da mesa, isso dá a impressão de responsabilidade e também de companhia suportável (o famoso sério porém não ranzinza ).

4 – Nunca meta a mão: O chefe é quem manda, quem faz é o funcionário, até porque quem faz erra e um chefe não pode se dar ao luxo de errar ,então nunca faça o trabalho de ninguém, seja para ajudar ou para treinar alguém, o máximo que se pode fazer nesse caso e indicar outro para executar a função e já é muito.

5 – Sempre tenha alguém para culpar: Se o chefe é a personificação da lei convencionada, essa lei é inequívoca , portanto as falhas que podem ocorrer no caminho devem ser de responsabilidade de alguém. Isso torna imprescindível que as falhas de quem é chefiado sejam sempre expostas e lembradas, para que fique claro que o chefe é o elemento que procura a ordem em meio ao caos gerado pelos outros.

6 – Sempre tenha certeza: Como personificação da lei um chefe nunca erra, nunca titubea e nunca tem dúvida, ele sempre sabe e , se por uma falha de outra pessoa( vide numero 5) os resultados se apresentarem contrários ao que o chefe dizia no inicio, ele deve utilizar da técnica do duplipensamento e afirmar quantas vezes achar ser necessário que sempre pensou do jeito certo, até que quem duvide se dê por vencido.

     Podemos até fazer um paralelo com os animais. Na natureza não há lideranças, ninguém segue na frente contra as possibilidades de sobrevivência esperando que os outros os sigam, o que há são chefes; Um macho Alpha entre os lobos impõe sua força para manter sua sobrevivencia e de quebra guia a matilha na busca de comida e abrigo, mas o maior exemplo de chefia é Leão, nele se encontram grande parte das características citadas. Um Leão já se mostra imponente por seu visual (item 1) sabemos quem é o chefe quando vemos seu porte e a juba que ostenta, ele não caça, quem faz isso é a fêmea , ele segue lentamente atrás sem meter a mão no trabalho (item 4) e ainda como primeiro e sempre fala alto (item 2) e, por combinar essas atribuições é chamado de rei da selva, imagina se utilizasse de mais itens, onde ele poderia chegar?
     Afirmado tudo acima, podemos chegar a conclusão de que, para o indivíduo ser chefe não é nada ruim e para quem é chefiado não é a pior coisa do mundo, mas a liderança, pelo contrário, representa um perigo ao próprio líder que se torna alvo da desconfiança e ressentimento de quem se sente atingido pelas atitudes e ideias de quem foi inspirado por ele.


7 - E ACIMA DE TUDO.... NÃO ACREDITE EM TUDO QUE LÊ


    

Um comentário: