terça-feira, 8 de julho de 2014

Neymar Fora, O elemento motivador .


   Muito se falou sobre a reação da seleção brasileira após a confirmação da impossibilidade de Neymar , vítima de uma entrada violenta e covarde nas quartas de final, jogar as duas últimas partidas da copa do Brasil; O que nem todos percebem, porém, é força dessa situação, que embora triste, pode ser o combustível que estava faltando para levar a seleção a conquista do título. Estudando um pouco a história podemos perceber que pouco existe de mais eficiente para um grupo ou equipe, do que um elemento motivador e esse diferencial pode estar presente em uma figura carismática , mas muitas vezes a retirada dessa mesma pessoa dos círculos os quais era um destaque, como na situação vivida pela seleção, une de maneira inquebrável esse grupo e facilita o alcance dos ideais e pretensões que aquela mesma figura inspirava no inicio.

   Se tratando de líder que usava seu carisma como elemento motivador, poucos foram tão marcantes quanto Júlio César, que durante a república romana, liderando a campanha na Gália, presenteava a seus soldados que mostrassem maior bravura , com espadas ,elmos e peitorais adornados com ouro e pedras preciosas , de modo que o reconhecimento por seus atos e a preciosidade de tais presentes fossem um motivo de orgulho para quem os recebia e certeza , por parte de quem dava, de que as mesmas armas não seriam abandonadas por seus usuários ou sua moral quebrada nas piores horas de uma guerra. O Carisma de César era cultivado através do convívio direto com seus soldados, com quem dormia nas mesmas barracas e praticava os mesmos jogos; apesar de suas diferenças hierárquicas e sociais, as legiões de César o consideravam um deles , tanto que , após sua morte, apoiaram seu sobrinho Otaviano ( que viria a se tornar César Augusto) na perseguição a seus assassinos e criação do império Romano, podendo-se dizer que o império romano, como o estudamos, nunca chegaria a ser o que foi sem o assassinato de Júlio César.
Júlio Cesar, liderança, carisma e motivação
   Anos depois da morte de César, surgia no oriente médio uma figura que iria determinar o destino da humanidade e fundamentar a moral religiosa do ocidente, seu nome era Jesus Cristo. No entanto, em vida a palavra de Jesus Cristo foi ouvida por poucos, tendo mesmo não alcançado nem o apoio completo da comunidade onde o mesmo estava inserido. foi só após sua morte que Paulo, utilizando relatos de sua sabedoria e o exemplo de seu sacrifício, levou ao mundo através do império romano a figura e ideais de Jesus, o tornando , de um profeta do deserto em Deus encarnado e, assim, erguendo um dos maiores poderes que já esteve presente na terra e que não é barrado por nenhuma fronteira, a igreja.

   Nos anos sessenta, nos Estados unidos, a segregação racial deu origem a dois movimentos distintos e que possuíam líderes de ideias totalmente discordantes, um era Martin Luther King Jr , que ficou famoso por seus ideais pacifistas inspirados em outro líder do mesmo Naipe,o indiano Mahatma Gandhi. King sonhava com uma sociedade unida que não segregasse qualquer pessoa que fosse e que desse oportunidade a todos serem julgados por seus caráteres e atos ao invés de sua cor. Enquanto que no outro extremo, encontrava-se Malcolm X , porta-voz de uma comunidade muçulmana, que enxergava a comunidade negra superior a maioria branca e via no ideal guerreiro de Mohamed de força e imposição de ideias o modo de mudar a situação onde seus seguidores se encontravam. A morte brutal desses dois líderes desencadeou uma aura de união entre seus seguidores que focados na ideia que era comum a ambos , de igualdade de direitos civis a negros e o fim da segregação racial, avançou até o fim dos abusos e alcanço de seus objetivos.

King & X ;  diferenças que gerou união
    Por tudo isso,penso que a seleção brasileira ,embora tenha perdido seu principal craque, ganhou um motivo a mais para lutar pelo título. A retirada forçada de Neymar da copa do mundo de futebol uniu o grupo a que ele pertencia para alcançar seu sonho por ele e mais ainda, uniu a estes todo um país que viu nas lágrimas do craque ferido covardemente o elemento que faltava para depositar confiança na vitória. Eu, particularmente, acredito muito e só posso dizer que hoje e até o final da copa #somos_todos_camisa_10

#somos todos camisa_10

Nenhum comentário:

Postar um comentário