quarta-feira, 9 de julho de 2014

Brasil Fora, a " Neymardependência"


Durante toda a copa, eu acreditei na seleção brasileira. Apesar de seu ataque inexpressivo, apesar do meio campo que não funcionava , de laterais que não defendiam e atacavam com dificuldade, apesar de tudo isso ,eu acreditei; tanto, que postei ontem que a saída do melhor jogador poderia unir e fortalecer esse grupo, ser um motivador para a equipe. Infelizmente, assisti sem acreditar a maior goleada sofrida pelo Brasil (ou qualquer outra seleção) em uma semifinal de copa do mundo, sete a um para a Alemanha ! O que me fez meditar sobre a situação oposta a que apresentei ontem, a dependência da figura carismática.

Muitos movimentos sociais são a materialização de ideias propostas por indivíduos chave ou possuem em algumas pessoas sua força motriz. Esses indivíduos são figuras que emergem da multidão contendo, para quem os seguem, todas as virtudes que são vistas como essenciais para a mudança no estado das coisas que esse mesmo grupo busca alterar ; por esse motivo, muitos movimentos sociais se degradaram com retirada desse mesmo líder de frente.

Entre os movimentos citados, podemos dar o Nazismo Alemão e o Fascismo Italiano como exemplos. A Alemanha de Hitler, possuía em seu líder a figura carismática que dava vida ao ideal nazista; hoje é dito que os extremos a que a barbárie nazista chegou nunca teriam se tornado realidade sem a existência do Fuhrer , já que o mesmo condensava em seus discursos e livros os preconceitos e ideais que incentivavam o partido nazista a seguir a diante, tanto que é especulado que após sua morte o partido rapidamente se dividiria ou não sobreviveria. O mesmo podemos observar na Itália, que tinha em Mussolini o instigador do patriotismo fanático, que imitava os gestos romanos, ideias de expansão e acreditava na superioridade dos descendentes de Roma . Sem essas duas figuras de carisma para as causas as quais representavam , seus ideais, que precisavam de motivação constante se desfizeram por si só.

Longe de querer comparar Neymar à Hitler ou Mussolini como pessoa, o considero no mesmo grau de importância na busca das metas que o grupo ,onde ele era a maior estrela, almejava alcançar, no caso , o campeonato mundial. O talento, mas sobre tudo a mídia, tornaram Neymar um líder informal, sendo a cara da seleção e a tornando dependente de suas habilidades; sem o craque, o restante da seleção, que já vinha apagada perdeu seu referencial , seu exemplo de atitude e se desfez em campo. Esse tipo de situação no futebol não é nova, assistimos o Uruguai sucumbir após a punição de seu Craque Suarez, nesta mesma copa e , em 2002, vimos a França ser eliminada na primeira fase da copa do Japão/Coreia , ao ser privada do futebol de Zidane, mas o grau de abatimento que a seleção apresentou, isso sim, foi algo nunca antes visto e que mostrou seu grau de dependência de Neymar.         
Penso que agora a CBF ao invés de procurar ajuda psicológica a seus atletas, para aliviá-los de tensões que não deviriam influenciar pessoas que estão acostumadas a participar de times milionários e rivalidades que movimentam países, busque estudar sobre o peso negativo que uma única figura pode representar ao carregar a esperança de uma nação inteira, de forma que nas próximas copas, disputadas em terreno estrangeiro, possamos contar com uma equipe que vê em todos os integrantes os ideais de patriotismo que a seleção brasileira representa e não mais em um único indivíduo, que pode não estar presente.
O povo sempre estará lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário