terça-feira, 1 de março de 2011

Moacyr Scliar

    Morreu neste domingo, dia 27 de Fevereiro, o Médico e escritor Moacyr Scliar, de setenta e três anos. Me lembro quando terminei de ler o  "Exército de Um homem só" e prometi que leria todos os livros do autor, tarefa de hércules, dado o tempo que nos sobra entre trabalho,estudo, família e mais trabalho, pois para ler os mais de setenta livros que Moacyr Scliar publicou,  demoraria , para mim ,uns vinte e cinco anos, e com isso cheguei ao número medíocre de quatro obras lidas  ("Ciclo das águas", "Os Deuses de Raquel", "O exército de um homem só" e "A mulher que escreveu a bíblia") mas todas alegremente saboreadas.
     A coisa que mais chamou minha atenção em sua Obra foi a força de suas personagens, Desde o quixotesco Capitão birobijan de "exército..." até a meiga, sensual e feia escritora de "a mulher que escreveu a bíblia", seus personagens eram cheios de cor e luz, oscilavam entre a bondade e a indiferença, entre a voluptuosidade e a castidade, eram, resumindo, humanos; digo até que muito mais humanos que pessoas de verdade que conheço e que de tão apáticas às maravilhas de seu redor chegam à parecer que desaparecem contra um fundo branco. Esse era o dom de Scliar, nos sacudir através de seus contos e romances nos dar asas enquanto que maravilhados, esperávamos pelo que nos reservava a próxima página.Isso sem falar em seu valor  para a cultura judaica/iídiche presente em Porto Alegre e que eram apresentadas ao leitor sem enfeite ou maquiagem ,Quanto minha curiosidade foi provocada para saber mais sobre os PROGROMs Russos do início do século XX e quantas vezes me peguei lendo o velho testamento para ver onde se encaixavam as passagens que    Moacyr citava em seus livros.

     Gostaria de ter mais o que dizer, gostaria de apresentar dezenas de resenhas sobre as obras do Autor, mas não possuo esse dom, o que me resta é lamentar a perda desse gênio das palavras e tentar cumprir o que um dia eu prometi, ler todos seus livros, ou pelo menos todos que eu puder e agradecer por essa maravilhosa herança que se encarregará de que o nome MOACYR SCLIAR, jamais seja esquecido.

Moacyr Scliar  27/03/1937 _27/02/2011
Obrigado Scliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário