quinta-feira, 1 de julho de 2010

Para onde vão as formigas quando morrem??

Na semana passada aconteceu um grave acidente com um colega meu que é motorista e que, infelizmente perdeu ambas as pernas;Conversando com alguns amigos meus me surpreendi quando um deles apontou o fato de o acidentado "por sorte, ser muito religioso.", na hora fiquei desconsertado e questionei à ele se isso colocaria comida na mesa, já que partir daquela data nosso colega estava inutilizado para cumprir sua profissão. Minha questão causou polêmica, em segundos estávamos discutindo ciência, Religião e Filosofia ,Comecei falando do quão negativa é a ideia de grupo que emana da religião, citei Richard Dawkins ,Saramago e Daniel Lopes ( Amálgama Blog), mas na verdade tenho muitas dúvidas quanto à religião. Para começar não saberia que fazer para me reconfortar sem religião no caso de minha mãe, Irmão ou Mulher tivessem alguma doença terminal, areditar que somente "acabamos" e não há mais nada depois disso me parece cruel, mas acredito também que encarar esta crueldade me parece mais sincero doque perder tempo com mentiras.
Acho que meu problema é que vejo mais racionalidade e retidão nos filósofos antigos doque em qualquer religião, para mim Sêneca da uma goleada em Jesus. Tentar cuidar da própria alma para se manter reto em vida, para fazer o bem, me parece bem mais nobre do que se manter reto apenas para ir para o Céu, por mais medo do que caráter. Não vou mentir, acho Jesus um tanto quanto presunçoso. como assim " morreu para absolver de meus pecados!" E " ...sou o caminho a verdade e a Luz!" é um pouco demais.
A bíblia é um conjunto de textos, por vezes divergentes escritos por pessoa de valores diferentes entre si e diferentes dos nosso atuais. Não se pode crer que os textos de Josué sejam textos inspirados por qualquer deus ( exceto que esse deus seja Marte)
As poucas respostas que a religião me dá também não me parecem satisfatórias. Só dando um exemplo, PARA ONDE, DIABOS, VÃO AS FORMIGAS QUANDO MORREM??e como Deus pode ser Omniciênte e Omnipotente? se ele é assim, ele é o ser mais confuso de todos mesmo ( e se existir, realmente deve ser) se ele pode tudo e sabe tudo ele deveria de antemão saber que deveria intervir e saberia que iria intervir e interviria ,se quisesse, e poderia intervir antes, já que o tempo não existe para ele, mas se ele irá intervir ,por que deixou que acontecesse se ele de antemão sabia que iria intervir???? ( Ufa)
Bom, de não acredito em nenhuma religião, respeito as pessoas, não tanto para me tornar um " Sou ateu, mas..." como diz Dawkins. deixo aí algumas dúvidas minhas, se alguém poder me dizer para onde vão as formigas quando morrem eu agradeceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário